Incubadora Tecnológica de Jundiaí | https://citjun.jundiai.sp.gov.br

Cidade une empresas, startups e instituições de ensino

Publicada em 23/10/2019 às 15:53

23/10/2019

Evento foi parte da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, com empreendedores e estudantes

Conexão, troca de experiências e a busca pela satisfação de todos os envolvidos foram os conceitos que marcaram, na manhã desta quarta-feira (23), o Café Tecnológico Especial, realizado na Incubadora Tecnológica de Jundiaí, no Retiro.

O evento fez parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade e foi voltado a empreendedores e estudantes, com objetivo de interligar demandas do mercado de trabalho com ofertas de cursos de graduação e soluções inovadoras de startups.

O Café Tecnológico recebeu os representantes de renomadas empresas – Mahle, Siemens, Foxconn, Unimed e Klabin, entre outras – e segue até sexta-feira (25).

Para Messias Mercadante de Castro, gestor da UGDECT, o encontro não ocorreu por acaso. “Há uma demanda das empresas por profissionais com mais capacitação e esta é a visão estratégica da atual gestão de Jundiaí. O mundo passa por uma transformação inimaginável há alguns anos e, hoje, precisamos estar conectados a esta realidade”, ressaltou.

Messias lembrou que o Café Tecnológico Especial nasceu de um evento com a presença de representantes dos departamentos de Recursos Humanos de várias empresas. “Entendemos que este tipo de encontro era muito necessário. O enfraquecimento do laço entre as companhias e as universidades trouxe uma involução ao Brasil. Fazemos em Jundiaí um evento desburocratizado, aliando a demanda das empresas com as necessidades das instituições de ensino”, emendou o gestor.

Busca por sinergia

Diretor de RH da Foxconn, Valdeci Besson disse que todos que frequentam eventos como o Café Tecnológico buscam a sinergia para que os benefícios sejam compartilhados. “Em nosso segmento, há a carência de profissionais de certas áreas operacionais, como na de eletroeletrônica. As empresas têm que formar estes colaboradores e esta qualificação pode demorar até quatro meses. Podemos ainda perder este profissional para o mercado. Com mais cursos, teremos mais mão de obra de bom nível a ser absorvida pelas empresas”, concluiu Valdeci.

Aluno do terceiro ano do curso de Informática Integrada ao Ensino Médio da ETEC Vasco Venchearutti, Daniel Rodrigues também estava no café da manhã na Incubadora Tecnológica de Jundiaí, ao lado dos colegas de classe Gustavo e Matheus. “Vivemos um caminho sem volta, que é o do conhecimento tecnológico. Ele exige maior capacitação e, em eventos como esse, propiciados pela Prefeitura, podemos aprender mais e dialogar com empresas e escolas”, argumentou.

Até o dia 25

Prossegue nesta quinta e sexta-feira (24 e 25 de outubro) a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí.

Na quinta (24), a partir das 14h, a Incubadora Tecnológica receberá alunos do Ensino Fundamental no projeto “Incubadora de Portas Abertas”, para mostrar cases de sucesso dos empreendedores residentes.

Na sexta (25), às 9h, haverá uma oficina gratuita voltada para modelos de negócios e captação de investimentos na Incubadora Tecnológica de Jundiaí. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo e-mail msavedra@jundiai.sp.gov.br.

Link original: https://citjun.jundiai.sp.gov.br/2019/10/cidade-une-empresas-startups-e-instituicoes-de-ensino/